Conceitos de econômia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
VALMIR DOS REIS NASCIMENTO
CONCEITOS DE ECONÔMIA
COLATINA/ES
2010
VALMIR DOS REIS NASCIMENTO
CONCEITOS DE ECONÔMIA
Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Análise Econômica e Social.
Prof. Valquíria Gasparotte
COLATINA/ES
2010
INTRODUÇÃO
Inicio dizendo que nos dias de hoje, quando andamos pela cidade, percebemos um grande movimento no comércio. Centenas de pessoas enchem as lojas, despertando um contentamento enorme nos vendedores. Os compradores estão contentes, pois as lojas oferecem uma infinidade de produtos, desde roupas de todos os tipos até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, de modo a satisfazer a todos os gostos. Veja que essa variedade de bens satisfaz a vontade do consumidor mais exigente e mais rico ao menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que são milhões de produtos que milhares de pessoas podem comprar e compram todos os dias. Essa cena pode ser vista em qualquer cidade do Brasil e do mundo. É bom lembrar que a disciplina Economia, que ora estamos iniciando, se interessa, em grande medida, por essas coisas ditas comuns.
CONCEITOS DE ECONÔMIA
ANTES DE FALARMOS SOBRE A ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL TEMOS QUE ENTENDER SOBRE ECONOMIA. ECONOMIA É A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA A PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS. O TERMO ECONOMIA VEM DO GREGO OIKOS (CASA) E NOMOS (COSTUME OU LEI) OU TAMBÉM GERIR, ADMINISTRAR: DAÍ "REGRAS DA CASA" (LAR) E "ADMINISTRAÇAO DA CASA”. UMA DAS DEFINIÇÕES QUE CAPTURA MUITO DA CIÊNCIA ECONÔMICA MODERNA É A DE LIONEL ROBBINS EM UM ENSAIO DE 1932: "A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO RESULTANTES DA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS ILIMITADAS NECESSIDADES A SATISFAZER E OS RECURSOS QUE, EMBORA ESCASSOS, SE PRESTAM A