conceitos de dados
Transmitimos, manipulamos, absorvemos e criamos informação a todo instante de nossas vidas seja ao ouvir radio, ao perguntarmos algo para alguém, ou seja, em até responder uma pergunta.
No conceito de informação é um conjunto de dados que A informação é um conjunto de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado assunto. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano. De acordo com o dicionário da língua portuguesa Michaelis informação é:
1 Ato ou efeito de informar.
2 Transmissão de notícias.
3 Comunicação.
4 Ação de informar-se.
5 Instrução, ensinamento.
6 Transmissão de conhecimentos.
7 Indagação.
8 Opinião sobre o procedimento de alguém.
9 Parecer técnico dado por uma repartição ou funcionário.
10 Investigação.
11 Inquérito.
Se utilizado no contexto de sistemas de informação, o termo relaciona-se à organização de dados brutos. A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente.
Processamento
É uma série de atividades ordenadamente realizadas, que resultará em uma espécie de arranjo de informações, pois no início da atividade é feita a coleta de informações, ou dados, que passam por uma organização onde no final será passada para o usuário o dado pertinente a sua busca.
A obtenção inicial de dados é denominada de processamento. No contexto do processamento de dados podemos defini-lo como a matéria-prima obtida em uma ou mais fontes e informações, é o resultado do processamento, ou seja, a informação final é o dado processado ou processamento de dados.
De acordo com o