A Sexualidade: Uma Ação Pedagogica Na Escola
o conceito de infância se faz e se transforma de acordo com as condições, contradições e exigências sociais.
a educação infantil tem por função principal educar e cuidar a criança de 0 a 6 anos de forma indissociada.
a ação pedagógica deve ser concentrada na criança, contemplar as múltiplas dimensões humanas, afetiva, cognitiva, psicológica, etc. o profissional deve respeitar o ser de cada criança, seu desenvolvimento e mediar, intervir numa perspectivida emancipatória de educação, num caracter humano-histórico, onde a dimensão da sexualidade está inserida.
segundo nunes a sexualidade é uma das mais importantes e completas dimensões das condições humana. não podemos negar esta dimensão desde o nascimento de um ser.
o professor deve cuidar para não tratar ou ter um olhar educacional que leva muitas vezes, a sedimentar visões conservadoras e moralistas sobre a questão e sim buscar a construção de um paradigma emancipatório de vida.
uma abordagem emancipatória pressupõe romper modelos estabelecidos e buscar um novo, que aponte para uma nova sociedade que estabeleça a igualdade, atendendo a diversidade cultural,com uma nova compreensão da dimensão da sexualidade como parte indissociavel dos direitos humanos no processo da construção da cidadania.
para isso, a linguagem deve ser a relação que se constrói entre o professor e o aluno, desde a educação infantil esta relação deve ser centrada na emoção, tornando possível o amor.
"o amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, e é esse modo de convivencia que conotamos quando falamos do social. (maturana,1998)
devemos respeitar cada etapa do desenvolvimento sexual de uma criança e através do diálogo e orientação. orientar sexualmente não significa informar. a simples passagem de informações, embora muito relevante e de fundamental importância para o processo educativo,