Conceitos de arte
Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil
UECE/UAB
Secretária de Educação a Distancia
Curso: Licenciatura em Artes Plásticas
Disciplina: Métodos e Técnicas do ensino de artes.
Professor: Maria José Malaquias
Relatório
Josefa Noátia Andrade
Orós, 2013
Centro cultural Dragão do mar
Aos 27 de julho de 2013, estive presente no centro cultural dragão do mar – Fortaleza, juntamente com os estudantes do 5º semestre de artes plásticas e a professora Maria José Malaquias Sales, onde fomos inicialmente recepcionados por um guia que posteriormente nos daria todas as informações sobre o artista plástico Leonilson e exposição LEONILSON Inflamável.
José Leonilson da silva Dias nasceu em Fortaleza em 1º de março de 1957, foi pintor, desenhistas e escultor. Falecido há 20 anos, foi um dos artistas plásticos cearenses de maior projeção internacional, com trabalho marcado por uma poética que mistura vida e arte. Suas obras é predominantemente autobiográfica e está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Há relatos de que cada peça realizada pelo artista é construída como uma carta para um diário íntimo. Em 1989, começa a fazer uso de costuras e bordados, que passam a ser recorrentes em sua produção.
Em 1991, descobre ser portador do vírus da Aids e a condição de doente repercute de forma dominante em sua obra. Seu último trabalho, uma instalação concebida para a Capela do Morumbi, em São Paulo, em 1993, tem um sentido espiritual e alude à fragilidade da vida. A exposição Leonilson inflamável iniciou no dia 11 de junho e segue até o dia 8 de setembro no Museu de Arte