Conceito de arte
Conceito de Comunicação, Arte e Cultura
Khristy N. Pereira
São Bernardo do Campo – 2013
Conceito de Comunicação, Arte e Cultura
A Segundo Maria Tereza Arruda, cultura é toda e qualquer manifestação do homem. Nesta linha a autora trabalha com a ideia de cultura erudita que é aquela que passa diretamente na escola, esta pressupõe uma grande bagagem de conhecimento sistematizado, muita vezes incompreensível para a maioria. Já a cultura popular é a expressão do modo de viver considerando a herança deixada pelos antepassados de forma simples sem a preocupação do registro ou da “gramática” a ser seguida.
A autora levanta algumas questões no que diz respeito à cultura de massa, uma delas é “de que modo a cultura é vista pela meios de comunicação” é a resposta está diretamente ligada a banalização de alguns bens culturais, voltado especialmente para o consumo. Estes bens fabricados em série que reforçam valores já estabelecidos; têm apelo imediato às emoções e oferecem um mundo simplificado e maniqueísta: o bom e o mau; o certo e o errado.
Quanto ao conceito de arte pode-se afirmar que a arte é uma função vital para o homem; pois permite que ele expresse tudo o que a razão não consegue elaborar; “arte são as portas que revelam o inconsciente”.
Nesta discussão pode-se observar que a comunicação, arte e cultura estão muito ligadas. Movimentos estéticos com a Arte pop confirma esta tríplice junção. Com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um, transformando o real em hiper-realismo nos anos 20, cunharam o