CONCEITOS DE ADMINISTRACAO E ETICA
O estruturalismo, no âmbito dos estudos de administração, foi uma teoria que surgiu para contestar as escolas científicas e das relações humanas. Por meio do estruturalismo foi possível reconhecer que os fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem de tal modo que qualquer modificação ocorrida em uma parte da organização afetaria todas as outras partes. Avalie as assertivas e depois assinale a opção que se encontra totalemente correta:
I - Seu principal representante foi Herbert Simon que julgou as teorias até então elaboradas sobre a administração, insatisfatórias.
II - Para os estruturalistas, todos os integrantes da organização precisam buscar os objetivos da organização, caso contrário, essa deixará de existir.
III - Os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis.
IV - Próximo da Escola Clássica, o estruturalismo busca "resultados máximos" em oposição à escola comportamental que tinha como objetivo, resultados satisfatórios.
ALTERNATIVAS
Somente a alternativa II está correta. Somente as alternativas II e III estão corretas. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.CORRETA Somente as alternativas III e IV estão corretas.
2ª QUESTÃO
Henri Fayol elaborou princípios para auxiliar os gerentes na resolução de problemas de trabalho. Sobre este tema, leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - Equidade: para promover a competitividade, os funcionários devem ser constantemente desafiados a se diferenciarem perante os demais membros da equipe.
II - Unidade de comando: para maior clareza de comunicação e redução do conflito, cada trabalhador deve receber ordens de um único chefe.
III - Hierarquia: a autoridade e a responsabilidade são delegadas de cima para baixo e diminuem conforme se desce na cadeia de comando.
IV - Subordinação do indivíduo: a meta e os interesses da organização são mais importantes do que as metas pessoas do indivíduo.