Conceitos contabilidade comercial
Operações com mercadorias: Vendas de Mercadorias e Impostos Incidentes; Vendas Canceladas e Impostos Incidentes; Compras de Mercadorias e Impostos Incidentes; Devolução de Compras e Impostos Incidentes.
Vendas de mercadorias: Elas constituem a principal fonte de receita das empresas comerciais. A receita de vendas de mercadorias compreendem o produto da alienação dos bens que constam dos estoques da empresa para terceiros.
Contabilização das vendas de mercadorias: O registro da venda é feito a DÉBITO em conta do Ativo e tem como contrapartida a receita, no resultado, lançada à CRÉDITO.
As vendas podem ser: A vista: Quando há o recebimento de recursos disponíveis no ato da venda (Caixa, Bancos c/ Movimento); A prazo: Quanto há uma origem de um direito de crédito no ato da venda (Clientes, Títulos a Receber, Duplicatas a Receber ou outra conta que represente um direito).
Lançamento contábil da venda de mercadoria: A vista: – D ‐ Caixa (Ativo Circulante); – C ‐ Venda de Mercadorias (Conta de Resultado); A prazo: – D ‐ Duplicatas a Receber (Ativo Circulante); – C ‐ Vendas de Mercadorias (Conta de Resultado).
ATIVIDADE EM SALA: Realize apenas a contabilização da venda do seguinte fato: a) A empresa Milktec Com. de Laticínios Ltda, vendeu ao Sr. Jonatas, no dia 20/07/12, NF nº. 001, mercadorias que totalizaram o valor de R$ 600,00, sendo que o pagamento a vista foi de 10% e o restante a prazo.
Impostos incidentes sobre as vendas: Os impostos que incidem sobre o faturamento da empresa, devem ser registrados em contas próprias de resultado, cujos saldos, na demonstração de resultado, aparecem como parcelas redutoras da Receita Bruta e como contrapartida uma obrigação no Passivo Circulante.
Principais impostos s/ vendas: ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços; PIS – Programa de Integração Social;