conceitos da contabilidade comercial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Regime de apuração 7
4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 8
5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS 11
6 OPERAÇÕES FINACEIRAS 13
7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 15
8 Contabilidade e suas perspectivas 17
9 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão evidenciados os pontos onde se destaca os conceitos básicos da contabilidade comercial, sabe-se que a contabilidade abrange especificações ao que se refere desenvolvimento econômico, deste modo ela cria em elo e gera informações nas quais contribuem para elevações conceituais destinadas ao desenvolvimento comercial.
Serão também evidenciados os princípios da contabilidade e suas definições, regime de caixa e de competência e ainda as principais formas de controle de estoque evidenciando seus métodos e deixando claro as formas de cálculos dos estoques e outros tópicos fundamentais no dia a dia do processo contábil.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÕES
Ao longo dos anos a contabilidade foi se transformando e se desenvolvendo a medida que as necessidades de controlar o patrimônio iam surgindo. De acordo com o dicionário, princípio significa: preceito, regra, lei.
Assim, conclui-se que princípio é tudo que está determinado pela razão, costume ou pela lei.
De acordo o artigo 3º da citada Resolução do CFC, os Princípios Fundamentais da Contabilidade são:
Da Entidade;
Da Continuidade;
Da Oportunidade
Do Registro pelo Valor Original;
Da atualização Monetária;
Da Competência;
Da Prudência.
2.2 Princípio da Entidade
O princípio da Entidade destaca a autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou proprietário, e essa costuma ser a mais desrespeitada pelos empresários e requer maior atenção dos contabilistas. Assim, a