A segunda guerra mundial
Fernanda Farana
Histórias da guerra: a Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU Consequências e mudanças no cenário internacional
A Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU
Introdução
Este relatório tem como objetivo relatar o que foi a Segunda Guerra Mundial, assim como os motivos que levaram ate ela, o cenário internacional em que ela se sustentou, as fases da guerra e por fim a criação da ONU.
A Segunda Guerra Mundial
O conceito de Guerra Total significava que qualquer indivíduo do outro lado devia ser considerado um combatente, e não uma simples pessoa. Na Segunda Guerra Mundial, este conceito se encaixa. Como dito na pagina 356 do livro Historia das Guerras, de Demétrio Magnolli, a política nazista de destruição dos judeus contava com sofisticada organização de busca, seleção, transporte, concentração e assassinato nos campos de extermínio (o chamado Holocausto), para onde também foram enviados ciganos, oposicionistas e ate prisioneiros de guerra. Vê-se então que este conflito se encaixa perfeitamente a este conceito e também é considerado o maior conflito da historia da humanidade. Um diferencial que se observa nesta guerra, é que os países visavam pretensões ilimitadas, ou seja, tinham como objetivo a submissão total do adversário, e não mediam esforços para tal.
Motivos
Ao fim da Primeira Guerra Mundial, houve o tratado de Versalhes, em 1919, na qual, a Alemanha foi considerada a grande responsável pela guerra, e com isso ela perdeu territórios com a formação da Tchecoslováquia e da Polônia, formando o famoso “corredor polônes”. Vê-se que a Primeira Guerra Mundial não resolveu as tensões que a geraram, e, como o autor diz: “No entanto, a superfície de calmaria escondia tensões e contradições que começaram a aflorar ao longo da década de 1920. A Alemanha continuava insatisfeita” (Historia das Guerras, p.358). Secretamente a Alemanha começou a fazer testes armamentícios e a treinar em território