Conceitos contabeis
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Auxilia as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões, todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade. Resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa que analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.Sendo importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.
Patrimônio é o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos, relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. Faz-se necessário evidenciar as Obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. A palavra Patrimônio tem sentido amplo: de uma lado temos o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa ou empresa e de outro lado as Obrigações a serem pagas.
BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é não mais do que uma “fotografia” instantânea do valor patrimonial de uma empresa numa determinada data o Balanço apresenta aquilo que a empresa tem e que pode utilizar na sua atividade, e aquilo que a empresa deve num determinado momento; a diferença entre o que a empresa tem e o que deve representa o seu valor. Aquilo que a empresa tem é dado o nome de Passivo; a diferença entre o Ativo e o Passivo, ou seja o valor da empresa, é dado o nome de Capital Próprio.Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação