Conceitos chave em marx
MAIS-VALIA – Somente por não dispor dos meios de produção é que o trabalhador se submete a vender a única mercadoria de que dispõe, que é a própria força de trabalho. E é esse trabalho que vai gerar lucro para o capitalista, pois somente uma parte do tempo o trabalhador estará trabalhando para si mesmo (seu salário seria a soma de tudo que necessita para viver), o resto do tempo trabalha para o patrão. A mais-valia absoluta seria o prolongamento da jornada de trabalho e a mais-valia relativa é quando se produz mais através do emprego de tecnologia.
FORÇA DE TRABALHO COMO MERCADORIA – O trabalhador para sobreviver necessita vender a única mercadoria de que dispõe, que é a sua força de trabalho. O valor de seu trabalho é determinado pelo valor da soma de tudo quanto necessita para sobreviver e reproduzir a força de trabalho. Esse valor varia de acordo com o contexto histórico. A força de trabalho é a única que pode produzir valor. Uma parte desse valor (trabalho excedente), é apropriada pelo capital, transformando-se na riqueza que se oporá à classe trabalhadora. O trabalhador não se dá conta desse processo devido sua situação alienada.
DIALÉTICA – Marx é devedor da dialética idealista de Hegel, mas com ela rompe, criando sua própria concepção dialética. Para ele a dialética idealista estava de cabeça para baixo, pois o pensamento é o reflexo do real e não o contrário. A dialética se coloca contra o suposto