Conceitos Básicos do Marxismo
Lucro: diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Fetiche da mercadoria: Marx em sua obra máxima intitulada “O Capital”, nota que a mercadoria (manufatura) quando finalizada, não mantinha o seu valor real de venda, que segundo ele era determinado pela quantidade de trabalho materializado no artigo, mas sim, que esta, por sua vez adquiria uma valoração de venda irreal e infundada, como se não fosse fruto do trabalho humano e nem pudesse ser mensurado, o que ele queria denunciar com isto é que a mercadoria parecia perder sua relação com o trabalho e ganhava vida própria.
Modo de produção: é a maneira como uma sociedade é organizada para produzir bens e serviços. Consiste de dois aspectos principais: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas incluem todos os elementos que são reunidos na produção – da terra, matérias-primas, combustível, qualificações e trabalho humano à maquinaria, ferramentas e fábrica. As relações de produção incluem as forças deles com as forças produtivas – se eles são proprietários da terra ou dos meios de produção, por exemplo, ou se recebem salário para usar meios que pertencem a outras pessoas.
Poder=Estado. O Estado organiza a dominação política de classe, garantindo a dominação da classe economicamente mais poderosa sobre a sociedade como um todo.
Práxis: é entendida como a atividade de transformação das circunstâncias, as quais nos determinam a formar ideias, desejos, vontades, teorias, que, por sua vez,