Conceitos básicos de logistica
O mundo globalizado trouxe várias oportunidades e desafios para as empresas. As organizações precisam criar, mudar ou manter uma eficaz, eficiente e efetiva gestão para poderem continuar no jogo corporativo que a cada dia se torna mais desafiante, dificultando as empresas chegarem ao lucro, uma boa rentabilidade. Para vencer, as empresas estão buscando novas formas de gestão e é na logística que estão apostando suas fichas.
O termo logística é de origem militar e vem de muito tempo atrás. No dicionário você provavelmente irá encontrar a seguinte definição para logística: “O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.” Em grandes guerras, no passado distante, como na época de Alexandre, o Grande os exércitos usavam estratégias logísticas para alcançar êxito. Uma tropa do exercito aliado era enviada primeiramente para subtrair e danificar suprimentos da base inimiga, assim, desfalcando o inimigo de materiais necessários para o combate. Não são apenas os combatentes os principais militares para sua manutenção, mais importante ainda são os militares das equipes de apoio responsáveis pela obtenção de materiais, armamentos, comidas, medicamentos e outros suprimentos essenciais para o exército. Calcula-se que, para cada 10 combatentes são necessários 90 militares na equipe de apoio para cuidar dos suprimentos. Batalha como a da Normandia na Segunda Guerra Mundial que necessitaram a convocação de milhares de combatentes e equipamentos, como também transportes, é exemplo do esforço logístico. Na Guerra do Golfo foram enviados 200 mil soldados e respectivos equipamentos em um prazo de um mês e meio.
Ainda focando a logística em um tema militar, a mesma visa o serviço ao cliente, que no caso da guerra, os combatentes que estão nos campos de batalhas são os clientes. Quando esses militares requerem alterações nos equipamentos, como o calibre dos armamentos, a