Conceitos Basicos de Contabilidade
A contabilidade é uma Ciência Social onde o objeto de estudo é o Patrimônio das Entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. A contabilidade é responsável pela transparência da empresa. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.
A contabilidade é um instrumento de gestão porque ela fornece informações para tomada de decisões. Funciona como uma bússola para orientar a empresa sobre alguma transação financeira, lucro, etc. Essas informações são geradas por relatórios como:
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Fluxo de Caixa
Demonstração do Valor Adicionado
Usuários da Contabilidade
Os usuários são pessoas interessadas na saúde econômica da empresa. Um exemplo seria em uma entrevista de emprego você pedir um balanço da empresa para verificar a situação econômica da mesma, até porque você não irira querer trabalhar numa empresa prestes a falir. Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma