Contabilidade gerencial - conceitos básicos
A contabilidade gerencial é de fundamental importância no processo decisório de uma empresa. As informações fornecidas pela contabilidade gerencial auxiliam os administradores no planejamento, na solução de problemas e nas tomadas de decisões.
Segundo Iudícibus (1998, p. 21):
A contabilidade gerencial pode ser caracterizada superficialmente como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades ou seu processo decisório.
De acordo com Crepaldi (2004, p. 20):
Contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle de insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. Atkinson et al. (2000, p. 36) afirmam que a “contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre eventos econômicos da empresa.” As empresas, devido ao grande nível de competitividade, estão cada vez mais buscando uma administração eficaz. Muitos gestores já tomaram consciência da necessidade de informações precisas para auxiliá-los no processo decisório. Diminuir custos, conter gastos e obter lucro são os grandes desafios enfrentados pelas organizações.
Padoveze (1994) diz que para a informação contábil ser utilizada no processo de administração, é necessário que essa informação seja desejável e útil para o administrador da entidade. Para os que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil, só é aspirada pela entidade se for