sistemas de custes
Considerações gerais
A Contabilidade de Custos corresponde à especialidade da Contabilidade que trata da gestão econômica de custos.
Leone (2000, p. 19-20) define Contabilidade de Custos:
A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.
O autor enfatiza, nessa definição, a importância da Contabilidade de Custos para o processo de planejamento das ações na organização e respec- tivo controle, bem como o suporte ao processo decisório.
Maher (2001, p. 38) apresenta uma definição mais pragmática da Conta- bilidade de Custos:“Ramo da Contabilidade que mede, registra e relata infor- mações sobre custos.”
De fato, com o objetivo maior de adicionar valor a usuários de informa- ções contábeis, a Contabilidade de Custos desenvolve as seguintes funções: coleta de dados, classificação, registro das operações e geração de informa- ções por meio da organização e tratamento dos dados coletados.
Os propósitos da Contabilidade de Custos são determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes níveis gerenciais, como por exemplo: obter o custo de cada produto, bem ou serviço; contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio; ensejar controles operacionais em níveis diversos; auxiliar programas de minimização de custos;
Contabilidade de custos e seus conceitos básicos facilitar a alocação eficiente de recursos; fornecer, por meio de suas informações, elementos que fundamentem o processo decisório e auxiliem na prática do planejamento.
São vários os objetos da Contabilidade de Custos, inexistindo uma quan- tidade determinada. Essa característica torna amplo o universo ou campo de atuação dessa especialidade. Leone (2000, p. 21) destaca:
Os objetos mais conhecidos