Conceitos basicos de administraçao
Segundo Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
Objetivos Organizacionais X Objetivos Individuais Para Robbins, (2002, p. 185), o conflito no ambiente organizacional se dá pela divergência entre os indivíduos dentro de uma estrutura hierárquica, que, por meio de suas posições, dividem opiniões díspares, as quais podem comprometer o alcance dos objetivos da organização e ocorre quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante.
Visto que a organização trabalha com pessoas e que estão em constante mudança , a extinção de conflitos nunca acontecerá mas pode haver uma diminuição considerável , a partir do momento que passa –se a entender que dentro da empresa deve haver COMUNICAÇÃO entre os seus membros , sendo ela uma ferramenta vital para esboçar interesses de ambas as partes.
Para um melhor convívio organizacional , é preciso equilibrar as vontades dos funcionários x as vontades da empresa . Para tanto os dois lados nunca estarão em completa satisfação simultânea , visto que para amenizar conflitos em um momento um lado terá que ceder para que os objetivos do outro sejam atingidos e vice versa.
Conhecimento é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações