ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - CONCEITOS BÁSICOS E FINALIDADES
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - CONCEITOS BÁSICOS E FINALIDADES
Entende-se por Administração – gerenciamento, planejamentos, coordenação, execução, controle, etc. e por Materiais – todos os itens contabilizáveis que entram na linha de produção de uma empresa e outros produtos específicos, além de material de escritório, limpeza, etc.
A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.
A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.
Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final.
Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais (matéria-prima, produtos intermediários, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros).
Administração de materiais é uma função administrativa semelhante a outras funções de administração de recursos, tais como os recursos patrimoniais, humanos,
Financeiros e tecnológicos. Sua finalidade é dar garantia de existência contínua de
Um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.
Para tanto, é necessário que o gestor conheça e aplique os meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização,
No tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo, garantindo a otimização de recursos operacionais para que seus
Produtos se tornem