historia
OSM
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
GESTÃO DE PROCESSO
Assunto:
CONCEITOS BÁSICOS DE OSM
Apostila:
02
Organizador: Prof. Adm. Mário Jorge da Silva
Esta APOSTILA é uma síntese de ideias de vários livros citados na bibliografia, para uso restrito e exclusivo em sala de aulas. A sua utilização é apenas para estimular o aluno a adquirir os exemplares dos autores mencionados.
Aluna (o):
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
ORGANIZAÇÃO
Conceito de organização
Conforme vimos em TGA, a organização é uma velha parceira das atividades de homem, pois promove o aproveitamento eficiente do tempo, da mão de obra, dos materiais e dos recursos financeiros. Por isso, podemos definir organização como o conjunto de atividades que visam à coordenação racional e lógica do esforço coletivo e auxiliam, entre outra coisas, na divisão de tarefas e no combate ao desperdício, como confirmam as palavras de D'Ascenção:
Às atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando ao atendimento de suas necessidades, deu-se o nome de organização (2007, p. 37).
A existência de uma comunidade exige a cooperação entre os indivíduos. Porém, o modo como tal cooperação se dá pode variar. Imagine, por exemplo, um grupo de amigos que se reúne para organizar um churrasco. Dificilmente eles terão os nomes das pessoas e suas respectivas atribuições dispostos em uma lista, como "preparar a carne" ou "comprar gelo”.
Contudo, eles certamente encontrarão uma maneira de atender à necessidade coletiva: aos poucos, os mais aptos assumirão a função de churrasqueiros, enquanto outros comprarão o gelo para manter a temperatura das bebidas. A essa forma espontânea de coordenar a realização do trabalho damos o nome de organização informal.
Embora seja eficiente em alguns contextos, esse tipo de organização nem sempre é o mais indicado. A organização de empresas,