Conceitos básicos de administração
“Um conjunto de 4 processo básicos: planejamento, organização, liderança e controle o que pressupõe um conjunto de papéis: inter pessoal (representante, líder, elo de ligação), informacional (monitor, disseminador, interlocutor) e decisorial (empreendedor, conciliador, alocador e negociador)” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hapton, 1983, p.30)
“Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização , direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação” (Idalberto Chiavenato, 998, p.9)
Administração é o processo de reunir recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. Eficiência e Eficácia
Eficácia: É uma medida do alcance de resultados
Eficiência: É uma medida da utilização dos recursos nesse processo.
Assim,
Eficiência esta voltada para a melhor maneira ( the best way) pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas ( métodos) a fim de que os recursos ( pessoas, máquinas, matérias primas) sejam aplicadas da forma mais racional possível.
A Eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos mais indicados que precisam ser devidamente planejados e organizados a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis.
A Eficiência não se preocupa com os fins, mas simplesmente com os meios. O alcance dos objetivos visados não entra na esfera da competência da Eficiência: é um assunto ligado a Eficácia.
Quando o administrador utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as coisas que realmente deveriam ser feitas, então ele estar se voltando para Eficácia (alcance dos objetivos por meios dos recursos