Conceito
É um método criado por dois professores de Harvard em 1992, Robert Kaplan e David Norton, para medir e gerir um desempenho.
Inicialmente, foi apresentado como um modelo de avaliação do desempenho empresarial, entretanto a aplicação do mesmo o tornou uma metodologia de gestão estratégica, onde os requisitos para definição dos indicadores buscam a maximização dos resultados olhando por quatro perspectivas que são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Objetivo
O principal objetivo dessa metodologia é alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais existentes na empresa. São tomadas as seguintes ações para alcançar esse objetivo: * Tornar clara a visão e a estratégia: É frequente nas organizações o não esclarecimento da visão e da estratégia. O conhecimento aprofundado dessas duas por todos os funcionários da empresa torna o sucesso mais fácil de alcançar. * Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: Se o sucesso da organização depende do alcance dos objetivos organizacionais, tal circunstancia só se torna possível quando os colaboradores conhecem os objetivos e os assumem como sendo seus. * Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas: A definição de objetivos conduz ao comprometimento dos colaboradores com a redução do tempo de execução das tarefas, com a entrada já consolidada dos produtos no mercado além do aumento de sua capacitação e competências. * Aperfeiçoar o feedback e o aprendizado estratégico: Dessa forma é possível monitorar continuamente a organização, girando sempre em torno das quatro perspectivas já citadas anteriormente.
Quando a organização responde aos desafios impostos por esses quatro pontos é possível ajustar sua estratégia sempre que necessário, já que haverá sempre uma mensuração financeira e não financeira que abrange todos os níveis da empresa.
Componentes do Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard é composto por cinco elementos: