Conceito
Durante o século XX, Xochimilco era (e ainda é) um local de lazer para os moradores da Cidade do México, que de domingo a domingo passeavam pelos canais nas chamadas "trajineras" (barcos de madeira) pelo lago do mesmo local , recriando com os jardins flutuantes que existem aqui.
Candela não quis colidir com a tradição e a beleza que a natureza deu a este lugar, pelo que decidiu propor um edifício com características que participassem nestes jardins, como objeto que flutua a partir de sua estrutura, semelhante a uma flor de lótus que flutua sobre a água, se consegue esse efeito.
A decisão de Candela foi projetar uma abóbada circular, formada pela intersecção de oito segmentos que vem do encontro de quatro paraboloide hiperbólico (superfície semelhante a uma sela de cavalo)
Espaços
O resultado foi uma espécie de nenúfar com aparência de flutuação com cerca de 42 m de diâmetro e paraboloides de 25x30m no início de seu desenvolvimento, com uma altura máxima de 8.25m e que no interior se reduze a 5,90 m de natural.
Sob esta, se encontra o salão ou a sala grande que abriga um restaurante com mesas e cadeiras na parte onde as cunhas são levantadas para abrir caminho as armações de metal. No centro podemos encontrar uma pista onde são realizadas bailes dentro do restaurante ou cerimônias, devido ao encontro de pessoas no local.
No seu abrigo, mas ao lado se elevam as paredes independentes que contém os serviços de restaurante, como a cozinha, os banheiros, o hall de entrada, etc. Na parte de acesso há um estacionamento para aproximadamente vinte carros.
Estrutura e Materiais
Sua cofragem é mais simples do que a de uma cúpula formada pela intersecção dos cilindros, tendo dois sistemas de retas geratrizes. Além de estar constituída por superfícies desenvolvidas é muito mais rígida e podem construir com espessuras menores.
A maturidade e intuição Candela permitiu retirar a viga da borda e concentrar a descarga do peso da estrutura nos apoios de arranque que se