conceito
Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
2- Reação Reversível = É aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes.
2.1- Exemplos:
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
3- Equilíbrios químicos homogêneos: São aqueles em que todos os participantes da reação (reagentes e produtos) encontram-se em um mesmo estado físico e, dessa forma, o sistema fica com uma única fase.
3.1- Exemplos: 2 SO3(g) ↔ 2 SO2(g) + O2(g) N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
4- Equilíbrios químicos heterogêneos: São aqueles em que os reagentes e os produtos estão em fases diferentes.
4.1- Exemplos:
HCl(aq) + AgNO3(aq) ↔ AgCl(s) + HNO3(aq)
CuSO4(aq) + 2 NaOH(aq) ↔ Na2SO4(aq) + Cu(OH)2(s)
5- CONSTANTES DE EQUILÍBRIO
5.1- Constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc)
A constante Kc é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é uma grandeza com valor específico para uma dada reação e temperatura, independente das concentrações iniciais, volume do recipiente ou pressão.
A expressão da constante de equilíbrio obtém-se pela multiplicação das concentrações dos produtos, estando elevadas a potências iguais aos respectivos coeficientes da equação balanceada, dividindo-se esse produto pelo produto das concentrações dos reagentes, cada qual também elevada à potência igual ao respectivo coeficiente estequiométrico.
Para o equilíbrio hipotético: aA + bB ⟺ cC + dD
5.2- Constante de equilíbrio em termos de pressão parcial (Kp)
O Kp é aplicável a equilíbrios homogêneos gasosos, ou equilíbrios heterogêneos, cuja constante de equilíbrio é função apenas do componente gasoso. Para o equilíbrio hipotético abaixo, sob V, P e T constantes, temos: aA + bB ⟺ cC + dD`
Kp = (PC)c⋅(PD)d(PA)a⋅(PB)b