Materiais Elétricos - Transformadores
Daniel M. da Silva - danielmonteiro_tt@yahoo.com.br
Jean S. Brand - jean_brand@hotmail.com
Samuel Hunsche - samuelhunsche@yahoo.com.br
Ytalo M. Scherer - ytalomarin@gmail.com
Resumo— Os transformadores são componentes importantes em alguns sistemas elétricos de potência. O artigo consiste em explicar o funcionamento do transformador monofásico, e também realizar dois diferentes ensaios nele: um ensaio a vazio e outro ensaio em curto circuito, e analisar os resultados obtidos.
I.
INTRODUÇÃO
Os transformadores são dispositivos elétricos compostos por duas ou mais bobinas enroladas em um núcleo magnético, que permitiram que a corrente alternada de Nikola Tesla se popularizasse, em detrimento à corrente contínua, de Tomas
Edison.
Os transformadores são classificados de acordo com sua finalidade, seu tipo, o material do núcleo e o número de fases.
Tem-se, por finalidade, os transformadores de corrente, transformadores de potência, transformadores de distribuição e transformadores de força. Na subdivisão quanto ao número de enrolamentos, eles podem ser auto transformadores ou de dois ou mais enrolamentos e seus núcleos podem ser ferromagnético ou de ar. Quanto ao número de fases, podem ser monofásicos ou polifásicos [2]. Segue na Fig. 1 a representação de um transformador:
O invento de Michael Faraday, em 1831, permite a elevação e a diminuição da tensão da corrente alternada, já que o transformador se vale de princípios do eletromagnetismo e induz correntes a partir de um campo magnético variável, necessitando de um fluxo magnético inexistente na corrente contínua.
De lá para cá, a utilidade dos transformadores vem em crescente aumento, já que são empregados, principalmente, nos sistemas de distribuição de energia, permitindo a condução de eletricidade em altas tensões, e rebaixando o nível da voltagem para os usuários.
Sabe-se que em um transformador ideal, a potência da
entrada