Conceito e exemplos de modalidades turisticas
Turismo de negócios
Turismo de Negócios compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Acontece quando o turista escolhe um destino baseado no interesse em participar como espectador, palestrante ou realizar atividades comerciais, promocionais ou técnicas. Como exemplos, há os congressos, simpósios, seminários, convenções, assim como exposições, oficinas de treinamento, divulgações e reuniões para fechamento de contratos e compra e venda de produtos.
A região norte do Brasil também se destaca pela boa infraestrutura que oferece para receber o turista de negócios, seja para congressos, reuniões, feiras, exposições palestras ou seminários.
A cidade de Belém, no estado do Pará, está entre as cinco mais citadas para a realização de grandes eventos, de acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE. Belém garante estrutura e logística para o turismo por meio de modernos auditórios e centros de convenções, uma bem distribuída rede de hotéis, que atualmente conta com 9.000 leitos (que nos próximos anos aumentará para 15.000).
A posição geográfica da capital do Pará no mercado regional também indica oportunidade ímpar para negócios, já que é saída brasileira para o corredor de integração com as Guianas e o Caribe.
Turismo Cultural:
O turismo cultural caracteriza-se por envolver conhecimento e experiências ligados aos aspectos socioculturais de uma região, como festas típicas, manifestações populares, exposições de arte, patrimônio histórico e cultural, artesanato, música, dança, teatro, feiras e mercados tradicionais entre outras.
Em Belém as atrações culturais, no período do Círio de Nazaré, são representadas por eventos como o “Nazaré em Todo Canto” apresenta atrações culturais durante a quadra do Círio, onde