Turismo da natureza
O desporto de natureza e a emergência de novos conceitos de lazer
CARLA RODRIGUES
0. RESUMO
A presente comunicação tem por objectivo sublinhar a importância alcançada pelas práticas turístico-desportivas que se desenvolvem em espaços naturais - concretamente em áreas protegidas - fruto da emergência de novas culturas, mentalidades e estilos de vida.
A vulnerabilidade a que estas áreas se encontram sujeitas, convocam a necessidade da configuração de modalidades turísticas adequadas às suas características ambientais. A criação do Programa Nacional de Turismo de Natureza (PNTN) vem, em parte, dar resposta a esta necessidade.
1. OS FUNDAMENTOS DO TURISMO DE NATUREZA
Um dos aspectos relativos ao turismo que mais se tem salientado em resultado das modificações do comportamento social, derivadas, por sua vez, da transformação dos valores e estilos de vida predominantes nas sociedades actuais, diz respeito à emergência de uma nova base de fundamentos motivacionais, ou de uma base alterada em suas predominâncias, que se afirma em favor da evolução de um jovem segmento turístico: o Turismo de Natureza.
Para alguns autores, entre os quais se situam F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton (1997:125), os factores que explicam a recente evolução do turismo em meio natural - entenda-se do Turismo de Natureza - formam parte dos factores inerentes à conjuntura seguida pelo turismo em geral e das novas tendências verificadas, quer do lado da oferta, quer do lado da procura turística.
A maioria dos estudos hoje produzidos sobre as causas da evolução da procura de espaços naturais para fins turísticos e recreativos distinguem, basicamente, entre três razões principais: (i) saturação do turismo convencional ; (ii) desenvolvimento do paradigma ecológico; (iii) comercialização do “eco” e da “natureza”, assumidos, por esta via, como bens de consumo.
As preferências dos consumidores e o grau de exigência em relação às