Conceito e Classifica o
Conceito “Bens”
São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).
Classificação de “Bens”
Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis, Bens Intangíveis
Conceito “Contas”
Conta é o nome que identifica cada componente patrimonial (bem, direito e obrigação) e cada componente do resultado (receita ou despesa). Contas são expressões qualitativas, nomes para elementos contábeis.).
Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc. são registrados contabilmente em suas respectivas contas. Por exemplo: dinheiro em caixa, conta Caixa dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta Mercadorias etc.
Classificação de Contas
Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do PL da entidade
Contas de resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.
Conceito “Direitos”
São os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. É o poder de exigir alguma coisa. Pode ser, por exemplo, o valor que uma empresa receberá decorrente de uma venda a prazo. O comprador já levou a mercadoria, porém ainda não pagou, então a empresa tem o direito de receber o valor correspondente. Fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).
Exemplos de direitos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.
Conceito de “Obrigações”
São dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Fazem parte do PASSIVO. Quando se compra um bem a prazo, ele integra-se ao patrimônio a partir do momento que o fornecedor o entrega. Como foi uma venda a prazo, a empresa passa a ter