conceito empresarial
Prof. Fernando Dewes
Anotações de aula
Objetivo geral do Comportamento Organizacional:
Prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas, contribuindo para o atendimento das necessidades psicológicas e sociais do trabalhador e para a melhoria da produtividade.
O Comportamento Organizacional enfoca:
a. Comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos... Porém lida também com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
b. Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto membros de unidades sociais maiores.
c. Também analisa comportamentos dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
No meio acadêmico o Comportamento Organizacional tem suas origens no final dos anos 1940. Pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
Mas o comportamento organizacional também tem raízes mais antigas.
Marcos Históricos do Comportamento Organizacional
1. Sumérios em 3.000 a.C. formulavam missões e metas para o governo e para seus empreendimentos comerciais.
2. Egípcios entre 3.000 e 1.000 a.C. organizaram com êxito esforços de milhares de trabalhadores para construir as pirâmides.
3. Século XVI Machiavelli preparou uma análise do poder que ainda hoje é muito estudada.
4. A Igreja Católica aperfeiçoou uma estrutura de governo valendo-se do uso de procedimentos unificados.
5. Andrew Ure (1835) publicou a “Filosofia das Fábricas”,