Conceito de sujeito
Dando inicio a este trabalho, pode se verificar diversos significados de sujeito. No dicionário Aurélio, o termo sujeito é definido como ser individual,real, que se considera como tendo qualidades ou praticado ações. No Dicionário de filosofia de Oxford, Sujeito aparece como sinônimo de Eu. No Vocabulário técnico e crítico de filosofia de A. Lalande, Sujeito aparece definido desde da lógica, da metafísica, da psicologia, da sociologia, do direito e da filosofia.
O uso do termo Sujeito varia também dentro da filosofia. Por exemplo para Heidegger Sujeito é uma categoria da filosofia que se deve desconstruir, para Marx a história é um processo sem Sujeito, e portanto a noção de Sujeito seria uma categoria da ideologia, já a fenomenologia identifica Sujeito à consciência.
No livro Conceito de sujeito de Luciano Elia ele questiona: “ será que podemos dizer que o sujeito em psicanálise é um conceito científico ou filosófico do termo?”Como categoria nocional elaborada teoricamente, designada por uma palavra, é claro que sujeito é um conceito, fazendo com que essa categoria integre o corpus teórico da psicanálise.
Pode-se dizer que sujeito é um conceito lacaniano, pois foi Lancan que o introduziu na psicanálise.Freud não utilizou o termo Sujeito, mas não foi alheio à questão, e a abordou com outra terminologia, podendo-se dizer que usou o termo Das Ich para se referir ao Sujeito da experiência.
Em Lacan o termo Sujeito está presente desde seus primeiros escritos, e no início seu uso equivale a "ser humano". Depois Lacan diferencia o Sujeito da lógica, do Sujeito gramatical, assim como difere o Sujeito de um Sujeito definido apenas por oposição ao objeto. Lacan também diferencia o Sujeito noético, gramatical, do Sujeito anônimo e ambos do Sujeito cuja singularidade se define por um ato de afirmação.É a este Sujeito, entendido como o que se define por um ato de afirmação, que Lacan diferencia do Eu. O Eu é entendido como a sensação de um