Como se faz análise de conjuntura
O conjunto de informações ao qual estamos expostos diariamente sobre a política e a economia do nosso país nos leva a tentar identificar os ingredientes, os atores, os interesses que estão em jogo. Isso é fazer uma análise de conjuntura. Até mesmo quando temos que nos decidir qual partido apoiar ou qual escola matricular nosso filho, estamos fazendo uma avaliação da situação e das condições, geralmente sob a ótica do nosso interesse ou necessidade. Apesar de uma atividade tão importante como é a de analisar e acompanhar o desenvolvimento da situação política e econômica de um país, ainda falta elaboração de teorias e métodos específicos.
COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA
Algumas ferramentas são utilizadas para se fazer uma análise de conjuntura, sendo as seguintes categorias a se trabalhar: acontecimentos, cenários, atores, relação de forças, articulação (relação) entre “estrutura” e “conjuntura”.
Acontecimentos: devemos distinguir fato de acontecimentos. Aqueles que adquirem um sentido especial para um país, uma classe social, um grupo social ou uma pessoa, são fatos que viraram acontecimentos. E depois distinguir os acontecimentos segundo sua importância.
Cenários: é onde as ações da trama social e política se desenvolvem. O cenário de um conflito pode se deslocar de acordo com o desenvolvimento da luta: passar das ruas e praças para o parlamento, daí para os gabinetes ministeriais e daí para os bastidores... A capacidade de definir os cenários onde as lutas vão se dar é um fator de vantagem importante.
Atores: um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma ideia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. Os atores sociais podem ser um grupo, uma classe social ou uma categoria social, podendo também as instituições serem atores sociais, tais como um sindicato, partidos políticos, jornais,