Introdução à empresa
Empresar ou empresariar é uma atividade que envolve a fruição de direitos e a assunção de obrigações. Por isso o empresário deve cumprir pontualmente determinadas obrigações legais inerentes ao exercício regular de sua profissão. A produção e a circulação de bens e serviços conheceram diversas etapas no processo de desenvolvimento humano. Seu estágio atual é o produto da crescente transformação das relações de produção, de um regime de plena subordinação do trabalho ao capital para um regime de coordenação desses fatores básicos.
A atividade econômica sempre foi e é a matriz de relações fundamentais de infraestrutura determinantes da superestrutura politica e jurídica. Sem a preocupação de verticalizar, basta dizer que a necessidade de regulamentação da atividade econômica tem sido um permanente e necessário componente dos sistemas jurídicos, em todas as faces da história humana.
Nas transformações havidas, no decurso dos séculos, nas atividades comerciais, requerendo um direito próprio e sempre renovado para regulá-la, verificou-se sensível modificação na caracterização do agente propulsor dessas atividades, ou seja, o comerciante. Por outro lado, dado o crescimento dos negócios, os comerciantes individuais e as sociedades comerciais passaram a necessitar de uma organização em que se unissem capitais e trabalho, para atender às demandas do comercio. Nasceu ai a Empresa Comercial.
1.0- BREVE HISTÓRIA DO COMERCIO
No começo da civilização, os grupos sociais procuravam bastar-se entre si mesmos, produzindo material de que tinham necessidade ou se utilizando daquilo que poderiam obter facilmente da natureza para a sua sobrevivência, alimentos, armas rudimentares, utensílios. O natural crescimento das populações, com o passar dos tempos, logo mostrou a impossibilidade desse sistema, viável apenas nos pequenos aglomerados humanos. Passou-se, então à troca dos bens