Resenha - como se faz análise de conjuntura
DEISE CAROLINE PEREIRA
RESUMO DO LIVRO:
“COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA” - HEBERT JOSÉ DE SOUZA
JI-PARANÁ – 2011
COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA
Não podemos entender como se faz análise de conjuntura sem antes conhecer o significado dessa palavra. Segundo o dicionário Houaiss da Língua da Língua Portuguesa, “Conjuntura é a 1 – s.f. combinação de circunstâncias num dado momento; quadro [conjuntura favorável ou adversa]. 2- oportunidade, ocasião [naquela conjuntura a sorte chegou]”. Aqui iremos usar o primeiro sentido dado à conjuntura.
O autor acredita que, mesmo sem saber, todos nós analisamos conjunturalmente em tudo que fazemos. Para isso precisamos considerar que a análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, onde fazemos uma leitura da realidade de forma a nos permitir selecionar apenas o que é de interesse ou que tenha alguma função e necessidade, pois vivemos cercados de informações repassadas pelos meios de comunicação, sempre dificultando uma real reflexão sobre a realidade que nos cerca.
Sendo assim, se quisermos conhecer alguma realidade, diferente da que nos é apresentada pela mídia, é necessário que saibamos fazer uma ANÁLISE DE CONJUNTURA.
O livro estudado nos possibilita conhecer estratégias para tais estudos.
1. CATEGORIAS DE ANÁLISE • Acontecimentos:
Em todo lugar do mundo e em qualquer horário, vários fatos acontecem, mas precisamos distinguir fatos de acontecimentos, que neste contexto são considerados como “aqueles que adquirem um sentido especial para um país, uma classe social, um grupo social ou uma pessoa.
Para ser considerado “acontecimento” o fato deve ser analisado segundo sua importância e peso, que dependem da ótica que é utilizada para análise. Os acontecimentos indicam a percepção que uma sociedade ou