Behaviorismo
O trabalho apresentado consiste em propor aos alunos, técnicas de observação extraída do experimento executado em laboratório com base na teoria de B.F. Skinner que é um dos principais representantes e mais importante dos behavioristas que sucederam Watson.
O Behaviorismo radical surgiu no século XX, por Skinner com a proposta filosofia de analisar o comportamento, que nega o mentalismo como, por exemplo, sentimentos, pensamentos (subjetividades) são comportamentos como qualquer outra conduta, portanto, são analisados sob os mesmos conceitos e determinantes do comportamento, acreditando que o individuo é único, e não é constituído de corpo e mente e sim apenas tendo acesso à observação experimental.
O Behaviorismo Radical ou Análise experimental do comportamento utiliza-se de seus métodos de pesquisa “A Caixa de Skinner” onde será exposto o comportamento do sujeito (rato) que explicaremos os métodos utilizados.
O comportamento operante produz conseqüências modificando o ambiente que é afetado por elas. Skinner determinou o condicionamento operante por se fazer referência ao tipo de aprendizagem, onde os comportamentos são aprendidos devido as suas funções e suas conseqüências.
Nas respectivas ordens, apresentaremos a aprendizagem pelas conseqüências:
NO: Nível Operante (Mecanismo para um novo Comportamento).
Modelagem: Comportamento por meio de reforço.
CRF: Reforço Contínuo.
Os experimentos foram realizados no laboratório de informática, sendo aulas práticas baseadas em aulas teóricas.
Método
O trabalho foi desenvolvido dentro do laboratório de informática da Universidade da UNIP na cidade universitária,
Utilizamos um programa chamado Sniffy Pro 2.0 que propõe simular o experimento da caixa de Skinner com o rato (sujeito), desenvolvido para condicionar e observar os comportamentos do mesmo mantendo as características físicas e hábitos rotineiros o mais próximo da realidade,
A caixa de Skinner, contem as seguintes