conceito de propaganda
É o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentidos e as atitudes do público receptor.
A propaganda é definida por Lasswell como’’técnica para influenciar ações humanas pela manipulação de representação’’ para Katz e Schank, a propaganda é uma tentativa organizada de manipular as massas para uma ação determinada, por meios indiretos ‘’. Já Newcomb se refere a ela como ‘’ tentativa sistemática de influenciar atitutes, atravéz dos meios de comunicação de massa.
Tipos de Propaganda
A propaganda moderna está presente em todos os setores da vida- econômico, social, politíco, religioso etc, portanto, podemos classificá-la nos seguintes tipos: ideológica, politíca, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, religiosa, social e sindical.
Propaganda ideológica
Trata-se de uma técnica de persuasão desenvolvida de maneira mais global e ampla do que os demais tipos. Assim, a propaganda ideológica encarrega-se da difusão de uma dada ideologia, ou seja, de um conjunto de idéias a respeito da realidade com o propósito de modificar ou manter uma determinada sociedade ou estrutura. A propaganda ideológica foi coordenada por órgãos especialmente criados: Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) nos governos Costa e Silva e Médici; Assessoria de Imprensa e Relações Públicas (Airp) no governo Geisel,finalmente Secretaria da Comunicação Social (Secom) no governo Figueredo, depois transformada na Secretaria de Imprensa e Divulgação (SID).
Propaganda política
Tem um caráter mais permanente e o seu propósito é difundir ideologias políticas, progamas e filosofias partidárias. Apropaganda politíca tornou-se um dos grandes fenômenos dominantes do séc XX e um intrumento poderoso para a implantação do comunismo, facismo e nazismo.
Propaganda