conceito de publicidade e propaganda
Embora usados como sinonimos o vocabulo publicidade e propaganda não significam a mesma coisa.
Publicidade: Teve origem no latim publicus (que significava público), dando origem ao termo publicité, em língua francesa. Publicidade é quando tornamos publico ou divulgamos uma ideia, sem que isso implique necessariamente em persuasão de quem recebe a ideia.
A publicidade também pode ser classificas em diversos tipos:
a) Publicidade de produto - objetiva divulgar o produto, e assim levar o consumidor a comprar esse produto.
b) Publicidade de serviço - procura divulgar serviços, tais como bancos, financiadoras e empresas seguradoras.
c) Publicidade de Varejo - os produtos anunciados são patrocinados pelos proprios varejistas, caracterizado por fazer a venda diretamente ao seu consumidor final.
d) Publicidade comparativa - os anunciantes tentam mostrar que seus produtos são melhores que o da concorencia como preços, qualidade, entre outras coisas.
e) Publicidade cooperativa - é o anuncio da venda de um produto realizada junto pelo fabricante com um ou mais lojistas ou a associação de diversos fabricantes junto a uma grande loja, para a produção de anúncios cooperados.
f) Publicidade industrial - é aplicada no campo do marketing industrial, onde a venda não é diretamente ao consumidor final, mais essa publicidade tem como meio de facilitar e agilizar os custos do processo de venda.
g) Publicidade de promoção - é a divulgação das vendas atravez de : rádio, televisão, cinema, jornal, revista e outdoor.
Propaganda: "propagare" (latim) multiplicar por produção ou geração, propagar.
Busca divulgar um produto um produto ou serviço para que o consumidor o conheça o objetivo induzir o consumidor a comprar o produto ou serviço.
A propaganda também pode ser classificas em diversos tipos:
a) Propaganda ideológica - trata-se de uma técnica de persuasão desenvolvida de maneira mais global e ampla do que os demais. A propaganda ideológica