Conceito de paisagem
Nome: Sónia R. J.
Discutir o conceito “paisagem” pareceu-me inicialmente difícil. Se é um termo óbvio, a verdade é que cada pessoa faz uma interpretação diferente. Penso que é importante começar por definir o conceito.
Fiz uma pesquisa na Wikipedia (1) e encontrei uma referência a vários autores (2), indicando que o termo paisagem surgiu no vocabulário inglês após o século V e que inicialmente se referia a uma região ampla e à sua transformação através da acção do Homem. Após vários séculos de maturação do conceito, e já no século XX, Hartshorne (3) distingue os termos “paisagem” e “região”, considerando que paisagem é uma zona circunscrita, eliminando alguns elementos e considerando que paisagem é apenas aquilo que se visualiza. No mesmo período outros autores questionam o impacto da acção do Homem na paisagem, entre os quais Tuan (4).
No estudo “Identificação de Unidades de Paisagem” (5) os autores defendem que a definição de paisagem depende da disciplina que o estuda e caracteriza. Citam vários autores (6) indicando que “A paisagem é considerada como um sistema (…) complexo, dinâmico, onde vários factores naturais e culturais se influenciam mutuamente e se modificam ao longo do tempo (…).” Ou seja, se a paisagem é constituída por diversos factores, cada um estudado por uma disciplina diferente, também pode ser influenciada e modificada por diversos motivos.
Considerando em particular a paisagem portuguesa e a influência que causa na sociedade (e também o inverso: como o Homem pode modificar a paisagem), podemos pensar em vários critérios de classificação de paisagem. Ainda no estudo “Identificação de Unidades de Paisagem”(5) podemos ler “Os factores determinantes para a especificidade da paisagem (…) podem ser as formas do relevo, a altitude, o uso do solo, a urbanização, várias combinações entre estes factores, etc.”
No estudo Metodologias de Análise e de Classificação das Paisagens (7) os autores dizem em jeito de introdução aos critérios