Breve conceitos de paisagem
INTRODUÇÃO
Com o desempenho das atividades econômicas, o homem modifica o ambiente em que se encontra. Essas modificações podem ir do corte de uma árvore até a construção de um edifício. O resultado dessas modificações é a paisagem, síntese das paisagens naturais com as modificações humanas. Ou seja, paisagem é a combinação dos elementos físicos, biológicos e humanos, que se encontram muito relacionados.
Na Geografia Humana a paisagem sempre esteve conectada a cultura, está relacionada às formas visíveis sobre a superfície e sua composição. De fato a paisagem é tudo que a nossa visão contempla; uma maneira de compor e harmonizar o mundo como uma fotografia, por exemplo.
A palavra surgiu no período do Renascimento para indicar a relação que formava entre a sociedade e o ambiente. Ao mesmo tempo variadas técnicas geográficas estavam sendo revolucionadas pela perspectiva matemática e geométrica de Euclides. A perspectiva linear foi a mais notável, pois permite reproduzir a imagem em outras dimensões, logo é assim que surge a pintura das paisagens como uma expressão popular, junto a isto paisagens humanas racionais estavam sendo construídas nas capitais.
A paisagem está ligada a uma nova concepção de ver o mundo como uma criação racional ordenada e harmoniosa, a estrutura e o mecanismo são de acesso a mente humana, que agem como guias para os seres humanos em suas ações ao alterar e aperfeiçoam o meio ambiente.
Nesta concepção a paisagem é um sistema complexo e dinâmico, pois ela é resultado de processos naturais e humanizados de determinado local, então procura – se entender essa lógica para tentar compreender o sentido da paisagem no ponto de vista cultural.
A cultura não é algo que simplesmente existe entre os seres humanos, ela teve ser constantemente lembrada, reproduzida em suas ações. A religião serve como exemplo, caso não seja praticada cairá em esquecimento.