conceito de gestão financeira
Encontrada em qualquer organização, a gestão financeira é de fundamental importância nas áreas funcionais. Desta forma para entendermos da melhor maneira os assuntos que serão tratados posteriormente faz-se necessário entendermos o conceito de gestão financeira.
Analisando as palavras de uma maneira individual, conforme o dicionário AURÉLIO tem-se: “Gestão: gerência, administração; e Finanças: fazendo nacional, estado financeiro, ciência que tem por fim coadunar os interesses pecuniários do Estado com o bem estar público, circunstancias pecuniárias (de qualquer pessoa)”. Este conceito se apresenta de maneira mais geral.
Tentando relacionar a gestão financeira no contexto empresarial destacamos uma citação de HOJI: “ É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais”.
Logo, podemos evidenciar que a gestão financeira tem por finalidade fazer análises, tomar decisões, fazer o controle das atuações ligadas aos meios financeiros necessários as atividades empresariais. Também é possível definir que a gestão financeira visa através de estratégias tornar a estrutura financeira das empresas, organizada e equilibrada sempre tentando evitar riscos prejudiciais a mesma.
1.2 Gestão financeira e fluxo de caixa
De um modo geral, as empresas vêm enfrentando dificuldades no que se refere à falta de conhecimento real da sua situação financeira. O fato decorre principalmente à falta de controle interno, de profissionais qualificados e habilitados para fazer os planejamentos adequados.
Tais planejamentos partem das tomadas de decisões necessárias em toda empresa, que se refletem a partir do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que permite aos profissionais fazer projeções para períodos futuros principalmente em relação a entradas e