Gestão financeira de projetos - conceitos
* O projeto é um esforço temporário com o objetivo de criar um produto/serviço único, surge de uma idéia inicial e vai sendo detalhado a partir da sua execução. * O gerenciamento de projetos se trata da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de alcançar seus objetivos, envolvendo no andamento do referido dois itens essenciais à sua execução.
Planejamento: viabilização de riscos; infra-estrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.) ; organograma do projeto e alocação da equipe; estrutura de comunicação; definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos.
Monitoração: Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver ; realização das atividades (progresso do projeto) ; riscos e custos ; qualidade dos artefatos ; motivação e coesão da equipe ; problemas e conflitos (providenciar ações corretivas).
Definição da gestão financeira:
* Gestão Financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional, em termo de suas respectivas ocorrências no tempo. * Nela adota-se uma estrutura organizacional (daí interliga-se com a gestão de Projetos) somando-se ao processo decisório suportados por um sistema de informações. * Tem como objetivo o equilíbrio da rentabilidade e da liquidez, ou seja, gerar lucros e manter caixa. * Cada gestor das diversas áreas da empresa divide esta responsabilidade com o gestor financeiro a partir do momento em que cada decisão tomada impacta de alguma forma o fluxo de caixa.
São eles:
Área Financeira: Entende-se que sua função é administrar o fluxo de recursos monetários da empresa, suprindo as necessidades e aplicando os excedentes, além de suas atividades de cobrança e tesouraria.
Área de Compras: A área de compras pode ser entendida como um captador de fluxos monetários quando ao negociar prazos com fornecedores, propicia ou não a área financeira um “empréstimo” a