Gestão econômica
Neste trabalho, buscaremos mostrar de forma clara de que forma o Engenheiro de Produção atua na área de Gestão Econômica.
Gestão Econômica significa administração por resultado. Formular, estimar e avaliar tais resultados, aliado ao domínio do conhecimento tecnológico dos processos produtivos e aos conceitos de gestão de custos e economia, permite ao engenheiro de produção atuar de maneira diferenciada na área de análise de investimentos, especialmente se tratando dos investimentos produtivos. Dominando as técnicas da matemática financeira e da análise de investimentos, o engenheiro de produção as aplica em problemas como a identificação do melhor equipamento, análise financeira de uma nova linha, fábrica ou negócio da empresa, gestão dos custos industriais ou gestão de ativos financeiros.
O objetivo da gestão econômica é a melhoria da produtividade e da eficiência operacional, sendo inteiramente voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado econômico.
Desenvolvimento
O que é a área
É o domínio do conhecimento tecnológico dos processos produtivos, aliado aos conceitos de gestão de custos e economia, permitindo ao engenheiro de produção atuar de maneira diferenciada na área de análise de investimentos; especialmente em se tratando dos investimentos produtivos.
O que faz um engenheiro de produção com esta área
Ele domina as técnicas de matemática financeira e análise de investimentos e aplica-as a problemas como: identificação do melhor equipamento; análise da viabilidade financeira de uma nova linha, fábrica ou negócio da empresa, gestão dos custos industriais ou gestão de ativos financeiros.
Sub-Áreas
A Gestão Econômica está organizada nas seguintes sub-áreas:
• Engenharia Econômica
• Gestão de Custos
• Gestão Financeira de Projetos
• Gestão de Investimentos
- Engenharia econômica
Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a