Tecnicas de negociação
O principal objetivo deste trabalho é compreender o significado de comportamento organizacional, conceito e sua relação com o processo de negociação sob o enfoque sistêmico. Será dividido três partes: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Ao final serão apresentadas as fontes de pesquisa utilizadas.
No atual contexto de desenvolvimento socioeconômico da sociedade valoriza-se entre outros aspectos, o comportamento organizacional e a capacidade de negociação dos membros de um grupo de trabalho. Desta forma e considerando os aspectos abordados nas teleaula e pesquisa de internet. Iniciaremos citando na primeira teleaula o tema comportamento organizacional que teve sua definição a partir da própria história dos estudos do comportamento humano, seus colaboradores e suas teorias, todas contextualizadas, de acordo com a época e o desenvolvimento humano, social e econômico. Os teóricos citados na teleaula foram: Howard Gardner, Sócrates, Senger, Paulo Freire, Goleman que serviram para ampliar o nosso entendimento.
Observou-se que a cultura inicial era a de que o homem possuía inteligência capaz de desenvolver seu potencial, porém a maneira como isso era avaliado pode ser considerada fragmentada se não for contextualizada. Ou seja, as pessoas, por não serem iguais, eram avaliadas conforme o quociente de inteligência - QI. Esse pensamento, aos poucos foi sendo substituído pela noção do todo, das relações entre o comportamento humano e as organizações considerando sua interação com a sociedade e o avanço tecnológico.
A partir do momento em que esses colaboradores descobrem que o ser humano é parte de um conjunto de sistemas e ligações com o meio externo das organizações foi também crescendo o entendimento de que era possível prever o comportamento organizacional. Com este enfoque pretende-se ampliar o entendimento de que o comportamento organizacional é o reflexo do desenvolvimento pessoal e profissional do homem na organização em que se situa