asdfasdfa
O que acontece ? Para entender o que acontece, precisa-se primeiro saber como estes equipamentos funcionam.
O Gerador de Van de Graaff funciona da seguinte forma:
Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
Já o Eletroscópio de Folhas funciona da seguinte forma:
Aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.
Já o pêndulo eletrostático conta com uma esfera de alumínio descarregada. Eletriza-se a esfera e, ao aproximar um objeto eletrizado da esfera, ela pode ser repelida ou atraída. Se a esfera estiver carregada positivamente e atrair-se para o corpo carregado, pode-se concluir que o corpo tem carga negativa.
Ao aproximar uma das extremidades de um cabo condutor à esfera de alumínio do Gerador de Van de Graaff e a outra à esfera condutora do Eletroscópio de Folhas, as folhas do eletroscópio se repeliram. Portanto, pode-se concluir que as folhas tinham a mesma carga.
Fazendo o mesmo com o pêndulo, a esfera de alumínio foi atraída.
Por que acontece ? Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem, como ilustra a figura acima.
Considerações finais Sabe-se também que, ao ligar o Gerador de Van de Graaff com uma mão na esfera de alumínio, o