Conceito de falhas de mercado
As falhas de mercado - são fenômenos que impedem que a economia alcance um estado de bem estar social através do livre mercado, sem interferência do governo.
A intervenção governamental ocorre quando os mercados não estão funcionando perfeitamente.
Mas para entender melhor as falhas de mercado é necessário que saibamos o que é um mercado eficiente.
A Eficiência econômica é a relação entre o valor de venda de um produto e seu custo de produção. No contexto da sustentabilidade, a eficiência econômica está relacionada à maneira mais equilibrada de usar os meios necessários à produção e distribuição de serviços e produtos.
Tem que funcionar como uma balança, num nível equilibrado se não funcionar assim, é que se tem uma falha de mercado, e o governo interfere justificando que é uma intervenção de interesse público.
Tipos de falhas de mercado
Externalidades - É a ação de um indivíduo interfere no bem estar de outro indivíduo que não tem participação dessa determinada ação, e o mesmo não recebe nem paga nenhuma compensação pelo efeito da ação. A externalidades pode ser negativa e positiva.
Externalidades negativa: As fábricas de alumínio emitem poluição; para cada quantidade de alumínio produzida, uma determinada quantidade de fumaça entra na atmosfera. Como a fumaça cria um risco para a saúde de quem respira esse ar, esta é uma externalidade negativa, pois as pessoas que irão respirar este ar poluído pode não ter ligação nenhuma com esta fabrica.
As pessoas não recebem e nem pagam nenhuma compensação por aquele efeito negativo “a poluição”.
Externalidades positiva: É a educação. Ela rende externalidades positivas porque uma população mais instruída leva a um governo melhor, o que beneficia a todos.
As pessoas não recebem e nem pagam nenhuma compensação por aquele efeito positivo “a educação”.
Bens públicos: não são fornecidos pelo setor privado porque não ser possível vender e, por causa de suas duas