CONCEITO DE ERGONOMIA
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
TIPOS DE ERGONOMIA
Correção.
Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como:
Dimensões
Iluminação
Ruído
Temperatura, etc...
Concepção.
Ao contrário, interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento e máquina do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.
Boa postura
Uso adequado de equipamento
Implantação
Conscientização: Capacitação das Pessoas.
Posições Ergonomicamente correta para quem trabalha com computadores
1 – Mantenha o pescoço direito – Mantenha os ombros relaxados, o monitor ao nível dos olhos, evitando curvar o pescoço para visionar o mesmo. A tela deve estar ajustada, de forma a evitar brilhos (ângulo de 20º), sendo que o monitor deve estar a 45/70 cm de distância.
2 – Punhos em posição neutra – O punho deve estar em posição neutra, isto é, as mãos no teclado devem estar paralelas, evitando levantar as mãos ou apoiar os pulsos.
No teclado, para escrever. Mantenha os ombros relaxados com os cotovelos junto ao corpo. O teclado
Deve estar diretamente à sua frente com o rato ao mesmo nível, e evite bater no teclado com muita força.
3 – Ombros e quadris alinhados – Para que os ombros e os quadris estejam alinhados é necessário que o
Encosto esteja adaptado à curvatura da coluna, sendo que as costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira, mantendo o cotovelo junto ao corpo e não projetado para frente.
4 – Manter os pés