CONCEITO DE DIRE O
Comunicação;
Estilos de liderança;
Métodos de motivação do pessoal.
A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve:
Orientação;
Assistência;
Execução;
Comunicação;
Liderança.
Enfim, todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comportem dentro das expectativas da empresa. Como não existem empresas sem pessoas, a variável humana é um importante desafio para a sua administração, pois as empresas só podem funcionar se as pessoas estiverem ocupados seus cargos e desempenhando seus papéis de acordo com o que lhes foi solicitado. Se quisermos compreender o comportamento das empresas, precisamos estudar o comportamentos dentro delas.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Como tempo é dinheiro quando se fala em negócios, a má interpretação de solicitações, relatórios ou instruções pode provocar elevados custos. O bom executivo é aquele que sabe explicar as coisas ás pessoas para fazê-las bem e prontamente. A direção está relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. Em todas as empresas, os vários recursos devem ser combinados em proporções adequadas, para produzir um dado resultado de produtos ou serviços. E é com os recursos humanos que a função administrativa de direção está relacionada.
Da mesma maneira como as empresas são infinitamente variáveis e diferentes entre si, também os seus participantes, as pessoas,são variáveis e diferentes entre si. Há duas alternativas para estudar as pessoas em uma empresa:
PESSOAS COMO PESSOAS: Dotadas de caracteristicas próprias de personalidade e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais;
PESSOAS COMO RECURSOS: Dotados de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para a tarefa empresarial.
A alternativa de visualizar as pessoas como recursos empresariais não deve deixar