Conceito de decisão e enfoque gerencial
Formulação do Problema: nesta fase, o administrador do sistema e o responsável pelo estudo em PO deverão discutir, no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcançar e quais os possíveis caminhos alternativos para que isso ocorra.
Além disso, serão levantadas as limitações técnicas do sistema e as relações desse sistema com outros da empresa ou do ambiente externo, com a finalidade de criticar a validade de possíveis soluções em face destes obstáculos.
Deverá ainda ser acordada uma medida de eficiência para o sistema, que permita ao administrador ordenar as soluções encontradas, concluindo processo decisório.
Construção do Modelo do Sistema: os modelos que interessam em Pesquisa Operacional são os modelos matemáticos, isto é, modelos formados por um conjunto de equações e inequações.
Uma das equações do conjunto serve para medir a eficiência do sistema para cada solução proposta. E a função objetivo ou função de eficiência. As outras equações geralmente descrevem as limitações ou restrições técnicas do sistema. Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficientemente próximo do desempenho da realidade e é de fácil experimentação. Essa proximidade desejada é variável, dependendo do objetivo proposto.
Um bom modelo para um objetivo pode ser péssimo para outro. A fidelidade de um modelo e aumentada à medida que ele incorpora características da realidade, com a adição de novas variáveis. Isso aumenta sua complexidade, dificultando a experimentação, o que nos leva a considerar o fator custo beneficio quando pensamos em melhorar o desempenho de um modelo.
Cálculo da solução através do modelo: é feito através de técnicas matemáticas específicas. A construção do modelo deve levar em consideração a disponibilidade de uma técnica para o cálculo da solução.
Teste do modelo e da solução: esse teste é realizado com dados empíricos do sistema. Se houver dados históricos, eles serão