Aula teorica
REGULAMENTO TÉCNICO
HABILIDADES TÉCNICAS
Técnica de corrida
Corrida de Estafetas
Lançamento do Peso
Salto em Comprimento
Aula teórica de atletismo
HISTÓRIA DO ATLETISMO
O Atletismo é o mais antigo dos desportos, já que o andar, o correr, o lançar e o saltar nasceram com o próprio Homem.
Na sua história biológica como ser vivo, o Homem foi conquistando as suas capacidades as quais lhe serviram como sistema de relação com o meio que o envolvia, nesta interação sistemática surge o desenvolvimento do correr, saltar, lançar, primeiro por necessidade de sobrevivência, depois, por prazer, por necessidade biológica de movimento. É a partir de então que nasce o espírito lúdico desportivo. O Atletismo, palavra de origem grega (Aethlos = esforço), é uma
atividade que se desenvolveu tendo por base o desenvolvimento e aproveitamento de certas capacidades específicas do
Homem – o que unido ao espírito desportivo, se constitui num conjunto de atividades lúdicas, praticadas desde épocas muito antigas nos momentos de ócio e por um grande número de culturas.
No século passado, em Inglaterra, procedeu-se ao agrupamento e à regulamentação de certas práticas atléticas ancestrais com o nome de Atletismo, estas formaram o núcleo base de um dos mais importantes fenómenos sociais do nosso tempo
- Os Jogos Olímpicos Modernos.
Durante o séc. XIX foram modificadas regras, primeiro, nas Universidades onde se organizavam as competições de atletismo e, mais tarde, pelos organismos internacionais e olímpicos para, em 1926, assumirem a sua forma atual.
Aula teórica de atletismo
HISTÓRIA DO ATLETISMO
Hoje o atletismo engloba um conjunto de várias disciplinas desde as corridas, aos lançamentos, passando pelos saltos e por provas combinadas.
A pista, no formato de hoje, um circuito de 400 m, surgiu pela primeira vez nos J.O. de Amesterdão, em 1928. O
seu desenvolvimento acompanhou as transformações tecnológicas, desde o tempo em que eram de terra