Conceito de comercio internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política tornou-se crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, e o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.
Comercio Exterior
Comércio de exportação e importação de mercadorias de um país com outros países. No regime capitalista, o objetivo principal do comércio exterior reside no desejo de os capitalistas e das suas associações obterem lucros elevados. Nos países capitalistas, o desenvolvimento do comércio exterior está condicionado pelas desproporções que surgem constantemente em determinadas indústrias, aumentando da produção de mercadorias além dos seus limites, relativamente estreitos, do mercado interno. De acordo com o imperialismo, o comércio exterior converte-se numa arena dos monopólios na sua luta pelos mercados mundiais e pelas fontes de matérias primas, é utilizado para subjugar econômica e politicamente os países coloniais e dependentes, para explorar a população desses ditos países.
Direito Internacional
O Direito Internacional (DI) é o conjunto de normas que regulamenta as relações exteriores. Tais relações podem ser entre pessoas de diferentes países ou, em grande maioria, entre Estados nacionais. No direito interno, o Estado, por ser dotado de soberania, aprova novas leis criadas visto que é a maior autoridade no seu território. No Direito Internacional, os Estados nacionais também são dotados de soberania, mas contêm o mesmo nível de poder dentro da sociedade internacional.
Historia do Comercio Exterior O “Comércio