Trabalho Economia Final
Os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, e comércio internacional estão intrinsicamente conectados. Ainda, estes conceitos são complementarem, e auxiliam explicações a cerca da evolução econômica e comercial dos países de forma geral. Entretanto, cada um destes tópicos implica em um campo de estudos específico, dependendo da ótica sob a qual se analisa estes conceitos (plano doméstico, internacional, político, social, econômico, entre outros). Para compreender melhor como estes três conceitos se adicionam, examinemos a seguinte afirmação feita por Reem Heakal:
“If you walk into a supermarket and are able to buy South American bananas, Brazilian coffee and a bottle of South African wine, you are experiencing the effects of international trade. “
(HEAKAL, Reem. Investopedia, February 25 2012).
Os efeitos ao qual Heakal faz referência estão presentes no nosso cotidiano continuamente, dando procedência ao que chamamos de globalização. O termo globalização adquiriu uma variedade de significados, mas em termos econômicos ele se refere ao movimento que ocorre na direção de uma completa mobilidade de capital e trabalho e seus produtos, com as economias do mundo a caminho de se tornarem totalmente integradas. É nítido discernir como o crescimento econômico dos países em geral e a maneira como eles se desenvolveram e alcançaram grandes feitos através do comércio internacional se propagaram pelos mais vastos campos de informação: se vamos a um supermercado comprar leite, navegamos por uma dimensão que une diversos produtos provenientes de diversos países em um único parâmetro, pelo qual podemos exercer a opção de escolha, de preferência, e de avaliar tal tipo de produção. Dentro desta linha de raciocínio, surgem teorias que elucidam como estes fenômenos comerciais se dão, e de que maneira se concretizam. Neste trabalho, meu objetivo é utilizar alguns elementos de algumas teorias comerciais para sintetizar um caso prático que nos proporcione a