economia
O comercio internacional, ou comercio exterior é uma disciplina estudada na Teoria Econômica que, juntamente com o sistema financeiro internacional, compões a matéria Economia Internacional.
O comércio aplicado entre países está cada vez mais intenso tendo em vista as facilitações aplicadas entre eles, permitindo a circulação de bens e serviços com isenções de impostos e outras formas de fomento.
Para tanto, regras devem ser aplicadas para regulamentar as relações de comercio para que a balança entre os países relacionados não fique injusta, prejudicando um e detrimento do outro.
Por isso, são constantemente criadas formas de se desenvolver tais comércios, como criação de órgãos mediadores não governamentais, criação de blocos econômicos, etc.
Desta forma, este trabalho visa fazer um breve estudo sobre o Comercio internacional, abordando os principais conceitos atinentes ao tema, com conceito, características, sua classificação, importância na regulação de economia mundial, Blocos Econômicos e sua influência no comercio internacional e a Arbitragem.
CONCEITO
Sempre quando se vai aborda determinado tema, faz-se importante expor o conceito para que, a partir deste ponto, possa-se ampliar o estudo sobre o tema. Desta forma, apresenta-se alguns conceitos aplicados a matéria Comércio Internacional:
a) Conceito de Comercio Internacional “Conjunto de Operações realizadas entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimentação de capitais.”
Conforme se verifica acima, as questões internacionais, diga-se operações de permuta entre países proveniente de intercâmbio econômico de bens/serviços, político e cultural. As normas que regem o Comércio Internacional são aplicadas uniformemente aos países ativos no mercado internacional, visando a facilitação dos negócios que seriam as trocas comerciais entre países. Importante salientar que as regras que aplicáveis ao Comercio Internacional são criadas e regulamentadas por acordos